Dia Internacional da Mulher: data representa a força feminina no mundo

Digite sua pesquisa

A importância feminina para o mundo: O Dia Internacional da Mulher

A importância feminina para o mundo: O Dia Internacional da Mulher

A importância feminina para o mundo: O Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por seus direitos

As mulheres procuram sempre dar o seu melhor e vem conquistando cada vez mais o seu lugar na sociedade. A cada dia elas mostram o quanto são guerreiras, e podem ser donas de casa e excelentes profissionais, tudo ao mesmo tempo. Não é à toa que foi criado um dia no calendário apenas para elas, o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março.

O surgimento da data

O dia 8 de março é o resultado de uma série de lutas das mulheres, reinvindicações e fatos que ocorreram na Europa e Estado Unidos, para que pudessem ter melhores condições de trabalho e igualdade nos direitos sociais. Essas lutas tiveram início na segunda metade do século XIX e foram se estendendo até o início do século XX.

Tudo começou em 8 de março de 1857, quando trabalhadoras de uma indústria têxtil, em Nova York, decidiram realizar uma greve para que suas condições trabalhistas fossem melhoradas. O movimento, assim que percebido, foi reprimido pela polícia através de violência.

Outro movimento ocorreu em 1908, ainda no dia 8, com as manifestantes relembrando a greve de 1897, e exigiu o voto feminino e o fim do trabalho infantil.

Entre esses dois movimentos, o mais conhecido e relembrado até hoje vem do ano de 1911, quando cerca de 145 trabalhadoras morreram queimadas num incêndio de uma fábrica de tecido, fato este que provocou as mudanças nas leis trabalhistas e de segurança do trabalho.

A partir daí surgiu a ideia de celebrar um dia apenas para elas, as mulheres, que desde sempre se mostram fortes, guerreiras e batalhadoras, buscando por seus direitos e por igualdade, características que realmente merecem uma data especial para serem lembradas.

Principal conquista da mulher brasileira

No ano de 1932, em 24 de fevereiro, as mulheres finalmente conseguiram vencer mais uma de suas batalhas quando foi instituído o voto feminino, após anos de discussões e reivindicações. Esse foi mais um marco na história, o que fez com que a Dia Internacional da Mulher tivesse ainda mais motivos para ser comemorado.

As mulheres merecem ser celebradas, reverenciadas por tudo o que representam, e principalmente por sua capacidade de alçar seus próprios voos, e cada vez mais altos.

Por isso, nós da DuoHaus, desejamos a todas um Feliz Dia Internacional da Mulher.

 


Artigos Relacionados