Sem inflamação, sem dores. Depilação a laser pode prevenir o problema
Muitas mulheres, principalmente as que possuem a pele mais sensível, sofrem muito ao se depilar cera ou lâmina. Carocinhos vermelhos, dolorosos e que causam total desconforto surgem logo após a retirada dos pelos de um determinado local (pernas, axila, virilha, etc) e são considerados como lesões semelhantes à acne, no qual chamamos de foliculite.
O que é a foliculite?
A foliculite é uma inflamação da raiz dos pelos que gera dor, coceira, vermelhidão e até mesmo bolhas de pus na região depilada. Essa infecção dos folículos pilosos pode ser causada por pelos encravados, mas também pode ocorrer por conta de problemas com bactérias ou fungos que causarão a queimação e irritação da pele.
O excesso de umidade, suor ou até mesmo alguma lesão na pele adquirida por procedimentos depilatórios com lâmina ou cera podem ajudar a desencadear a foliculite. Quando o pelo é encravado, recebe o nome de pseudo foliculite e ocorre assim que o pelo é raspado, fazendo com que não cresça da forma correta, ficando preso dentro dos folículos e gerando inflamação crônica.
Sendo mais frequente nas virilhas, braços, e pernas, a foliculite também pode se fazer presente em pessoas que utilizam roupas muito apertadas ou quem se depila com lâmina frequentemente.
Prevenção
A depilação a laser, neste caso, é uma técnica que pode auxiliar na prevenção da foliculite. Ela é considerada eficaz, pois elimina maior parte dos pelos e diminui sua espessura, fazendo com que não ocorram inflamações que podem levar à dores e desconforto.
Os pelos são eliminados devido a energia transmitida por um laser de diodo em forma de luz, que é atraído e captado pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela coloração. Essa energia destrói ou retarda a capacidade de o folículo produzir um novo fio.
Desde o início de suas aplicações, a depilação a laser costuma deixar as mulheres bastante satisfeitas, embora o resultado varie de pessoa para pessoa.
Além disso, um dermatologista pode ser procurado também, ou ainda pode ser feita a higiene com sabão antisséptico para eliminar as bactérias ou neutro apenas para lavar as impurezas. A aplicação de cremes antibióticos também é uma ótima opção.
Depilação a laser na DuoHaus
A DuoHaus (unidade Águas Claras) possui o tratamento de depilação a laser. Com profissionais qualificados, é utilizado o laser Diodo Soprano XLI, com a mais avançada tecnologia (dobro da potência 20j/com), podendo ser aplicado em diferentes tipos de pele. Clique e agende sua avaliação.