Há alguns anos, a maior preocupação masculina relacionada à beleza era com os cabelos, barba e unhas. Contudo, cada vez mais o chamado “sexo forte” começou a procurar as clínicas de estética para melhorar a aparência física.
Os números comprovam isso. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Medicina Estética DF (SBME), a procura dos homens por tratamentos estéticos aumentou 60% em 2012. De acordo com o estudo, entre os procedimentos mais procurados por eles está a redução de gordura localizada e a depilação a laser.
Segundo Cristiana Rech, proprietária da clínica de estética Duohaus, os homens procuram o local em busca de um tratamento específico e depois resolvem expandir o leque. “Os homens têm procurado as massagens e sessões de ultrassom e emissão de raios para combater gordura localizada”, declarou.
Preconceito diminuiu
Cristiana Rech destaca que os clientes da clínica possuem perfis semelhantes. “Geralmente, são homens acima de 30 anos, a grande maioria casados, com filhos e bom poder aquisitivo e cultural”, disse. Ela ressalta que o preconceito em relação à vaidade masculina vem diminuindo. “Certamente ainda existem homens com vergonha de frequentar clínicas de estética, mas percebemos o aumento de pessoas do sexo masculino em ambientes como salões de beleza, aulas em academias e estéticas. São estimulados pelas suas esposas e até por amigos a se cuidarem mais”, disse.
O modelo Luis Fernando Andrade, 22 anos, não abre mão dos cuidados com a beleza, afinal sua profissão exige aparência impecável. “Estou fazendo um tratamento para gordura localizada e já fiz tratamento para estrias”, contou. Apesar de ser adepto dos tratamentos estéticos, ele conta que não abre mão dos cuidados com a saúde. “Procuro ter uma alimentação saudável e pratico exercício físico. Só recorro aos tratamentos em último caso”.
Vaidade não tem idade
O servidor público Lélio Raphanelli, 83 anos, também não dispensa os cuidados com a vaidade. Para isso, faz uso de cremes e tratamentos estéticos. Ele diz que seu objetivo é sempre sentir-se bem. “Eu não sou vaidoso, sou cuidadoso. Tenho uma pele que todo mundo elogia e isso faz bem para a auto-estima”, ressaltou.
E a saúde?
Se os homens do DF têm se preocupado cada vez mais com a aparência, quando o assunto é a saúde a realidade é bem diferente. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que 50% dos homens nunca passou por uma consulta com o urologista.
A pesquisa teve o objetivo de avaliar o conhecimento masculino sobre a própria saúde, especialmente na idade adulta.
Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 38% nunca fez exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.
Segundo o urologista Aguinaldo Cesar Nardi, para ajudar a conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde é fundamental que haja acesso a este tipo de especialidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é uma luta da Sociedade Brasileira de Urologia junto ao Ministério da Saúde, pois existem poucos Centros de Saúde do Homem com atendimento na rede pública de saúde”, disse.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br